Intro!!
Outro!

 Follow millermaia on Twitter

Jornalista e engenheiro, com especialização em História da Arte e Chief Information Officer, dedica-se à relação entre comunicação e tecnologia, sendo pioneiro em projetos multimídia utilizando meios como: vídeotexto, internet, computação gráfica ,cinema, rádio e TV.
Atua como jornalista na área cultural por mais de 30 anos, começando em 1977, com a produção de textos e programas para a rádio Cultura AM de São Paulo. Já atuou também como fotografo cineasta, videomaker, roteirista, compositor, produtor e engenheiro de som.
Foi responsável pela construção e desenvolvimento de instrumentos musicais experimentais, junto ao músico brasileiro Tom Zé, reconhecido internacionalmente.
Na mídia impressa, já escreveu e escreve para diversos veículos como: Bizz, Folha de S. Paulo, Hardcore, Fluir, Guitar Player, Cover e Jornal Mixer. Como produtor de televisão, atuou na área de jornalismo da TV Cultura e TV Bandeirantes e na produção de programas especiais para produtoras independentes.
Como professor do Ensino Superior, já lecionou sobre História da Comunicação, meios audiovisuais e introduziu e criou o currículo de linguagem sonora no curso de Designer Digital da Universidade Anhembi Morumbi, hoje especializado como tutor de Ensino a Distância.
Foi apontado pela revista inglesa Record Collector como um dos maiores conhecedores da área de música pop (jazz/blues/rock/eletrônico/mpb) de todo mundo, pela abrangência de seu repertório dentro do assunto. E também, um dos maiores colecionadores e pesquisadores musicais do Brasil, com um acervo particular de registros sonoros de mais de 90.000 títulos.
Trabalhou durante 14 anos como Diretor Artístico da Brasil 2000FM, 107,3MHz, desenvolvendo o conceito, até então inédito no Brasil, de “College Radio”, criando um novo padrão cultural, musical e informativo para o público jovem. Durante esse período, na Brasil 2000FM, recebeu por duas vezes o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela linguagem inovadora produzida pela rádio.
Em 1986, criou o departamento latino dentro da FM 105 Hot em Miami, Estados Unidos e também na América do Norte, em 1994, foi o responsável pelo “Latin Music Resources” junto a College Radio da Universidade de Seattle e em 1998 foi correspondente da rádio texana, KDGE 94.5.
Foi o grande mentor, produtor e diretor de programas como: A Música de Um Novo Tempo, Caminhos Do Rock, Só Sax, Honky Tonk Jazz, Meio Dia Magia, Noites Futuristas, Rádio Satélite, Lançamento Nosso De Cada Dia, 2000 volts, Clube Das Mulheres, Estação 107, entre outros, cujo formato vem sendo copiado até hoje em diversas emissoras.
Foi o representante oficial no Brasil do CMJ (College Media Journal de New York), o maior complexo de música alternativa do mundo, que congrega as emissoras de Universidades nos Estados Unidos e do Spin College Radio (projeto unindo as rádios universitárias de todo mundo, criado pela revista americana Spin).
Cria o Rock Bar Café, primeira casa, no Brasil, que uniu o conceito de espaço cultural e bar temático, voltado à história do Pop-Rock mundial.
Entre 2001 e 2002, atuou como A&R da gravadora OUVER, onde foi o responsável pelo lançamento de mais de cento e vinte títulos e várias coleções de CDs entre as quais: History Of Rock, com 17 volumes que contam a história do rock, de seu começo nos anos 50 até os anos 80.
Em 2003, foi convidado a fazer a produção e apresentação do programa Memória Pop pela rádio América Am em São Paulo, com o qual conseguiu elevar o número de ouvintes em apenas um mês de trabalho.
Ainda em 2003, foi o responsável pela direção musical do núcleo de novelas da IPC, o retransmissor da rede Globo no Japão; lançou pela Editora Esfera o livro: Rock Brasil, um giro pelos últimos 20 anos e teve seu projeto :" Orra meu, um panorama sobre o rock paulistano", aprovado para entrar no calendário oficial das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo.
Em 2005, cria juntamente com os 2CB´S a Agencia Pode! Especializada em criação de conteúdo digital para novas mídias.
Em 2006, foi o Editor e Jornalista Responsável da Revista do IASP- Instituto dos Advogados de São Paulo.
Em 2007 passa um temporada de 6 meses na Inglaterra onde atuou em diversos clubs fazendo uma elogiadíssima discotecagem de soul music com destaque para o samba rock brasileiro.
Em 2008, cria o projeto inovador Universidade.Com, primeiro veículo de comunicação dedicado e distribuído ao público universitário.
Atualmente, através de sua própria produtora, desenvolve projetos de comunicação empresarial,treinamentos, websites, produção, multimídia digital, rádio e tv.
Em março de 2010, entrou no ar, pela Rádio UOL, o Momento Maia e no mesmo dia, no Portal do UOL, o Blog do Maia.Finalizando o ano de 2010 com “chave de ouro”, o programa Momento Maia ganhou o prêmio APCA (com sua tradição de 54 anos, vem premiando o que existe de melhor na área cultural do Brasil) 2010, por criar uma linguagem diferenciada através da WEB.

 Conheça o Blog do Maia na UOL